MINISTÉRIO DA CULTURA E NOVELIS APRESENTAM:

MELANINA

Melanina Acentuada Festival - Ano Vi

festival

melanina acentuada

ANO VI

23 - 28 Julho Salvador - Bahia

Oficina de Criação

A cidade como palco. Narrativas visuais e decolonias do urbano através do olhar negro

Goethe-Institut Salvador

24/07 – 09h às 12h

Participação mediante inscrição prévia. 

7 vagas

Programa de Residência Artística Vila Sul

O decolonial já vem automaticamente se uma pessoa afrodescendente está atrás da  câmera para capturar uma imagem para si mesma.

Na história da fotografia a maioria das pessoas que pegaram em uma máquina fotográfica era branca e tinha o poder de contar a história que queria através do seu olhar. Dessa vez quem está atrás das câmeras é uma pessoa afrodescendente e poderá captar  uma imagem e contar o que quiser sobre ela e criar uma narrativa seja ela qual e como  for. O tema para esse exercício é o espaço urbano, a cidade de Salvador.

Ana Paula dos Santos é uma artista nascida em Santos, Brasil. Ela vive em Frankfurt am Main e estuda Belas Artes na Städelschule, na turma de Willem de Rooij. Ana Paula estudou antropologia cultural e geografia humana na Universidade Goethe, em Frankfurt am Main, e, por meio de sua prática artística e pesquisa, envolve-se em debates críticos, decoloniais, pós-coloniais e de identidade. Dos Santos trabalha com fotografia, instalação e vídeos. Metáforas e símbolos estão muito presentes em sua obra.

Seu último trabalho institucional foi uma intervenção fotográfica na coleção permanente do museu histórico em Frankfurt am Main, onde apontou elementos e imagens racistas na coleção do museu. O nome desse projeto é “Change of View – Tracing Racism” (2022). Dos Santos co-curou essa intervenção com um grupo de artistas BIPoC baseados na Alemanha. Algumas de suas obras fotográficas passaram a fazer parte da coleção do museu histórico em Frankfurt am Main posteriormente. No mesmo ano, ela esteve com a Städellschule e o professor Willem de Rooij no Gana para trocar experiências artísticas com o coletivo de arte blaxTARLINES no departamento de Pintura e Escultura da Knust, em Kumasi. Ela foi indicada em 2022 para o Prêmio Wi Di Mimba da Savvy Comtemporary e da AKB Stftitung para artistas de cor na Alemanha, e é membro do coletivo de artistas e arquitetos Commune 6×3. A próxima exposição de Ana Paula dos Santos será uma mostra coletiva em maio de 2024, intitulada “City of Women Photographers: Frankfurt 1844-2024”, no museu histórico em Frankfurt am Main.

Apoio: